Ex-libris:Confissões de uma leitora comum

21/03/2009 at 9:04 am 6 comentários

E quem ocupa hoje o posto de creative Girl para o Chá com Letras por 4 sábados, é uma pessoa muito querida e especial! A Michele Müller chega com suas estrelinhas pra iluminar nossas mentes com suas dicas de livros! E eu digo que podem confiar viu? A moça entende bem da arte de ler! Mi, seja bem vinda e é um prazer pra gente ter você aqui viu?

Nat

—————————————– 

Báh hoje é minha primeira participação no Chá com Letras (afffffffffff já disse que amei esse nome?! Pois é eu SUPER AMEI…) e eu estou muito feliz com o convite da Nat e da Jê para falar aqui no Creative Day sobre o meu assunto predileto, os livros…. Bom desde que as gurias me convidaram eu fiquei assistindo (de camarote VIP, cherry!!) um duelo épico em minha mente (que diga-se de passagem é doentia, tem vontade própria e é francesa) para decidir qual livro indicar hoje!! Depois de computar mortos e feridos, eis aqui minha escolha: Ex-libris: Confissões de uma leitora comum, de Anne Fadiman.

E agora digo pra vocês porque este livro me é tão especial. Em primeiro lugar me apaixonei pelo nome deste livro, eu adoro Ex-libris, é uma arte que me encanta e a reprodução do Ex-libris de Rockweel Kent me fez com que a capa parecesse ainda mais encantadora… fiquei a imaginar o recheio daquela cobertura tão doce… e imaginei por um tempo bem longo… ele sempre ficava para depois nas listas de aquisições…e minha ansiedade e expectativa iam aumentando exponencialmente… eis que me rebelei e comprei ele na Estante Virtual e toda aquela ansiedade e expectativa se transformaram em puro deleite e encantamento…

Os 18 ensaios do livro versam sobre a relação da autora (leitora descontrolada desde cedo como eu) com os livros, são textos apaixonados e apaixonantes, um deles por exemplo, fala de como ela e o marido casaram as bibliotecas, depois de 10 anos de casados de fato, imagina o grau de intimidade que tu tens que ter com uma pessoa para casar as bibliotecas.

O ensaio que mais gosto é chamado “Nunca Faça Isso a um Livro” e é tão perturbador quando libertador, pois fala da maneira como lidamos com o livro-objeto, se nós o endeusamos ou se nós os temos como um amigo. E eu amo comprar livro em sebo, não apenas pelo fator econômico, mas também pela história que o livro carrega, adoro imaginar coisas sobre os outros leitores… se tem anotação nas margens então eu fico delirando mesmo e neste ensaio tem uma citação de Charles Lamb sobre os livros usados que eu adorei:

“Que beleza para um verdadeiro amante da leitura são as folhas manchadas e a aparência usada…. de um Tom Jones ou de um The Vicar of Wakfield pertencente a uma antiga Livraria Ambulante. Como elas falam das centenas de polegares que viraram suas páginas com encanto! … Quem os desejaria menos sujos? Em que condições melhor poderíamos querer vê-los”

Bem por hoje é isso gurias, recomendo mesmo este livro, é uma leitura deliciosa e espero que quem ler goste tanto quanto eu.

Estrelinhas coloridas para todas….

Mi

Ex-Libris: Confissões de uma leitora comum / Anne Fadiman; tradução de Ricardo Quintana. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002. Título Original: Ex-Libris: confessions of a common reader.

 

Entry filed under: Chá com letras.

Recebendo com Gramour Felicidades, Nat

6 Comentários Add your own

  • 1. Mile  |  21/03/2009 às 11:26 am

    Dica anotada!

    Meninas esqueci de comentar do topo, ficou show =]

    BJs

    Responder
  • 2. Karla Lopes  |  21/03/2009 às 3:29 pm

    Super dica!

    Tá rolando promoção lá no meu blog, participe
    http://heycute.blogspot.com/

    Responder
  • 3. Mi Müller  |  21/03/2009 às 4:35 pm

    Olha eu ai ó… ;-D
    Gurias amei demais o convite, espero que vocês gostem da minha participação aqui….
    Adorei o novo Topo do blog…. lindo demais..
    estrelinhas coloridas pra vocês…

    Responder
  • 4. simone e a s meninas  |  21/03/2009 às 9:15 pm

    ainda nao havia escutado sobre esse livro. estou com alguns na fila aqui em casa, mas a dica está anotada. thanks. bjs simone e as meninas

    Responder
  • 5.  |  21/03/2009 às 11:28 pm

    Lindo demais tudo o que você escreveu.
    E esse seu amor pelos livros e leitura é admiravel …
    Seja bem vinda ao “Chá com Letras”.
    beijos, Jê

    Responder
  • 6. angela torres  |  21/03/2009 às 11:41 pm

    Mi, acho q preciso desse livro, rsrs…sabe que sou casada há 11 anos e meio, e até agora não casamos as bibliotecas não….gostamos de assuntos tão diferentes, e eu sou meio freak com meus livros, gosto de deixar todos arrumadinhos, passo paninho e tudo…já o marido, tem vários sem capa, velhos e caindo aos pedaços, mas que de 5 em 5 anos ele consulta(são todos livros técnicos, de química)….é uma coisa a se pensar hein…bj

    Responder

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Puxem a cadeira, sentem-se, a água do café ainda está fervendo e enquanto isso vamos juntas trocar figurinhas sobre o fazer sem o saber.

Dia-a-Dia

Passou, mas está aqui!

Já passaram por aqui...

  • 257,471 hits

Feeds


