Dicas de fotografia

14/04/2009 at 9:16 am 1 comentário

Achei aqui, dicas de fotografia digital. Super bem explicado, fácil de entendeer e que vale a pena conferir. Eu resumi e trouxe aqui pra vocês, mas vale a pena conferir a matéria completa do Bruno Maestrini  no site Terra.

Para uma boa foto, é sempre bom levar em conta algumas “reginhas” básicas:

  • Enquadramento

Esqueça de usar sempre centralizado o seu objeto de foco. Ouse na posição dele. Busque novos ângulos, novas formas. Divida mentalmente  a tela da câmera  como um jogo da velha e tente “enquadrar” de uma forma mais interessante o seu foco. Normalmente, as intersecções das linhas são os pontos que mais chamam a atenção, logo, melhor para o seu foco estar.

  • Flash

Flash usado de forma errada por acabar com sua foto. Geralmente os flash de cãmeras compactas são muito fortes e costumam estourar a imagem. Sabe aquela coisa branca? então. Procure sempre que possível evitar usá-lo. Em shows por exemplo, já há bastante luz e usar o flash só vai causar um estrago na sua foto. Como o alcance do flash é minimo, o máximo que vai acontecer é dar ênfase as cabeças à sua frente.

O flash é pedido em ambientes escuros, quando você não pode evitar mesmo. Mas também é uma mão na roda pra dar efeitos naquelas fotos contr-luz. Sabe o sol de fundo e você querendo que a pessoa ou a coisa a ser fotografada seja apenas uma sombra? O flash é necessário aí.

  • Fundo

Cuidado para que o que vai ser fundo da sua foto não chame tanta atenção e tire o foco do desejado. E tenha um olho bem afiado para não causar efeitos desnecessários e feios e estragar sua imagem. Lembre-se, não é tudo que o Photoshop arruma…

  • Retrato

Quando for tirar fotos de pessoas, a aproximação é fundamental. O foco é a pessoa, não um pontinho em meio a uma paisagem.

  • Olhe nos Olhos

Fotografe sempre olhando nos olhos do fotografado. 

  • Fotos Verticais

Se o seu assunto tiver mais linhas verticais, como faróis, vire a câmera.

  • Luz, muita luz

Aproveite o quanto puder da luz natural do dia. Ela é a mais perfeita para as fotos. E se você tem luz, e não quer uma foto contra-luz, não use flash. Nunca.
Posicione-se sempre deixando a luz às suas costas,para aproveitar a iluminação  e seu foco não virar sombra.
Dia nublado também rende ótimas fotos, principalmente retrato.A luz difusa realça cores e suaviza contornos.

  • Cor

Experimente sempre as funções de cores da sua câmera, para conseguir o efeito que você quer. Nem sempre o indicado por ela, te dá uma foto boa. 

  • Experimente

E pra tudo nessa vida, experimentar, praticar é o melhor e único caminho para a perfeição.Leia o manual, releia quantas vezes preciso. Pergunte a quem sabe, teste, teste, teste. Aprendendo a dominar a luz e a sua câmera, o resto é o resto.

NAT

Anúncios

Entry filed under: Fica a dica, Fotografia.

Aline Zemuner, Originalmente Estilosa Um convidado especial

1 Comentário Add your own

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed

Puxem a cadeira, sentem-se, a água do café ainda está fervendo e enquanto isso vamos juntas trocar figurinhas sobre o fazer sem o saber.

Dia-a-Dia

Passou, mas está aqui!

Já passaram por aqui...

  • 257,534 hits

Feeds