Aprendendo fotografia

18/04/2009 at 10:30 am Deixe um comentário

Quando pensamos em aprender a fotografar, a primeira coisa que nos vem à cabeça é fazer um curso. 
Sim, realmente é onde podemos aprender mais sobre truques, macetes, luz boa, luz ruim, flash, foco, etc… 
Mas… e se não tiver um curso de fotografia na sua cidade, ou se a tão falada crise estiver te impedindo de se jogar em um bom curso?? A resposta é simples: LEIA E PRATIQUE!

O primeiro “livro” que você deve ler, você já tem em casa, que é o manual da sua câmera. Lendo o manual com atenção, e com a câmera ao lado, pra ir praticando o que se fala ali, já é um grande passo pra você se entender com ela, e poder explorar tudo que ela te oferece (e que na maioria das vezes não usamos, justamente por não saber que existem tantos recursos!)

Depois, temos algumas revistas ótimas, que ensinam várias coisas, além de nos deixarem por dentro de cursos, eventos, preços de equipamentos… E por fim, os livros, que muita vezes nos ensinam até mais do que um curso presencial (dependendo do curso e do seu professor, é claro; eu por exemplo, comecei – e não acabei! – um curso onde o professor dizia não ter câmera digital, e não saber mexer em uma, já que ele só trabalhava com câmeras de filme… e pasmem, isso não foi na década passada, foi agora, em 2008…)

Bom, mas antes de citá-los, quero deixar claro que o que vou colocar aqui é minha opinião pessoal, não quer dizer que seja a melhor revista, ou os melhores livros. De qualquer maneira, são coisas que eu acho que valem a compra!

REVISTAS:
Fotografe Melhor – http://www.europanet.com.br/site/index.php?cat_id=28

Técnica e prática – http://www.europanet.com.br/site/index.php?cat_id=1157
Essa, na verdade, é como se fosse um curso; a cada edição, eles abordam assuntos diferentes, como fotos PB, fotos em estúdio, books, etc, e no final terão abordado toda a fotografia de um modo geral.

LIVROS:
Making Of Fotografia (Newton Cesar e Marco Piovan)
http://www.submarino.com.br/produto/1/21233751/making+of:+revelacoes+sobre+o+dia-a-dia+da+fotografia
Foi o primeiro livro que comprei depois que passei a me interessar mais por fotografia, e acho perfeito! Além das dicas básicas, os autores falam sobre o mercado de trabalho para os fotógrafos e, no final, tem entrevistas legais com vários profissionais renomados.

O novo manual de fotografia (John Hedgecoe)
http://www.submarino.com.br/produto/1/21403264/novo+manual+de+fotografia,+o
Sobre esse, só digo 3 palavras: TEM QUE TER!

Guia completo de fotografia (National Geographic)
http://www.travessa.com.br/GUIA_COMPLETO_DE_FOTOGRAFIA/artigo/7d7e4bbe-80d5-4310-b8b9-a1bf912a61b4
Também imperdível!

Fotografia de casamento (Marcos Andreoni)
http://www.submarino.com.br/produto/1/21361630/fotografia+de+casamento
Para quem curte fotojornalismo e, óbvio, fotografar casamentos.

Fotografia digital sem mistérios (Altair Hoppe)
http://www.submarino.com.br/produto/1/1055150/fotografia+digital+sem+misterios

O guia completo da fotografia digital (Michael Freeman)
http://www.travessa.com.br/O_GUIA_COMPLETO_DA_FOTOGRAFIA_DIGITAL/artigo/bb330b09-0561-4484-a1fa-037973024587

Espero que tenham gostado, e que aproveitem essas dicas de alguma forma! 
Eu A-D-O-R-E-I escrever sobre isso, porque é uma soma das minhas 2 grandes paixões: fotografia + leitura!

Beijos,
Carla Pascual

Anúncios

Entry filed under: Fica a dica.

Vida de escritor Bolsas, bolsas…

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed

Puxem a cadeira, sentem-se, a água do café ainda está fervendo e enquanto isso vamos juntas trocar figurinhas sobre o fazer sem o saber.

Dia-a-Dia

Passou, mas está aqui!

Já passaram por aqui...

  • 257,406 hits

Feeds