As sombras são tudo.

01/05/2009 at 2:02 pm 5 comentários

Pra mim, em um LO digital, as sombras são fundamentais. São elas que dão veracidade aos elementos, e deixam sua página digital com cara de algo realmente artesanal. É isso que tento fazer. Me aproximar ao máximo de deixar quem olha com vontade de tocar.

Já elogiaram minhas sombras e me perguntaram como eu faço pra dar tanta realidade. Eu fico encabulada e nunca sei responder. Não faço muita coisa, não tenho nenhuma técnica especifica e especial. Faço o que todos estão cansados de fazer nos PS. Na verdade, há uma única coisa em que penso bem: isso tá parecendo real? Eu imagino o papel e vejo se realmente é possível a sombra ir pra esse lado. Procuro sempre manter a direção, pois no real não existe sombra pra um lado e pro outro em uma mesma página. Imagine a luz batendo? Acho  não ser possível.Vou mexendo, mexendo, até ficar satisfeita.

Mas bom, eu resolvi mostrar como faço. E vocês vão ver que não tem segredo. E não há uma regra certa, tudo depende da página, do elemento, da direção..

A primeira coisa. Escolha dos elementos. Eu não gosto de trabalhar com coisas que eu não colocaria em uma página artesanal. Não curto elementos “vivos” do tipo flores, folhas, galhos, ursinhos de pelúcia e por aí.Não curto essa onda 3d e quantos d seja. Eu gosto de papel com cara de papel, alphas com cara de stickers, stickers, muitos. Doodles com cara de pintei e recortei, agora vou colar. Fitas, botões, elementos que facilmente eu encontraria em uma papelaria ou em um armarinho. Entendem?

Então, tá. Deixa de falar e mostra! Calma, eu preciso explicar, ou tentar.
Vou começar por uma foto e o método se aplica para qualquer elemento.Todas as imagens são clicavéis.

Primeiro, eu coloco um DROP SHADOW qualquer. É sempre bom já direcionar pra onde você quer que as sombras fiquem. Depois disso, na caixa das LAYERS, selecione a camada da foto. Você vai ver que abaixo dela terá a lista de effects aplicados. Com o botão direito clique nessa lista, e em seguida CREATE LAYERS.

Pronto, as Layers estão separadas e você pode trabalhar individualmente com cada uma.

Para o efeito “realidade”, nós trabalharemos com a camada da sombra. Então, a selecione.

 Com a Layer da sombra selecionada, dê um CRTL+T e a seleção será feita na sua página.Com o botão direito sobre ela, selecione a opção WARP.

Eu gosto de trabalhar com a parte inferior da foto. pra dar a impressão que suas pontas ent~so meio levantadas. Seria ela colada no papel, mas não por inteiro. Pra isso, movimente a sombra um pouco pra baixo, das pontas.

Para esse efeito, eu usei essas direções com a sombra. Mas, tudo depende do que você quer. Não necessariamente elas precisam ser inferiores. Pode ser por exemplo, que a ponta virada, seja a lá de cima. Nesse caso, ela não ficaria virada na parte superior, e sim na area lateral de cima. Entende? Use o bom senso e fique de olho nas direções, pra onde é realmente possível que ela vá.

Isso é aplicado nos papéis também, no estilo blocos ou não. E com os elementos. Vou mostrar alguns poucos exemplos.

Olha esse botão com uma fita. Eu separei a layer da sombra, mas apliquei um DROP SHADOW que deixasse o botão com uma pequena sombra. Separada, eu puxei nas direções indicada para dar a impressão de que a fita realmente está levantadinha. Não fica natural? Isso serve pra vrincar com cordinhas, fitas e por aí..

Olha essa flor de “cordinha” Eu quis dar o efeito de que ela tá solta, presa só embaixo da foto. E aí puxei a sombra para um lado que desse a impressão do elemento está um pouco levantado.

Nesse Sticker da Gabi, eu quis dar o efeito de “fita-banana” do scrap tradicional. Aqui, eu não separei a sombra. Brinquei só com o DROP SHADOW. Mexendo nos valores e sempre com o olho da “realidade” eu vou vendo até onde posso ir.Veja os valores que usei. Achei que nesse caso ficou bem legal.Uso muito isso pra Alphas, que no scrap tradicional eu colaria com essa fita.

 Com o mesmo elemento eu também usei outra forma. Separando as sombras e com ela selecionada. Apliquei o WARP e mexi nos ladinhos, para dar impressão de que ela foi colada no meio, mas algumas pontas ficarão soltas e levantadas.

Bom, é isso! Isso que eu faço. É sempre bom mexer na opacidade da sombra depois, pra que elas não fiquem muito escuros. Na maioria das vezes trabalho com ela em 75%, mas nem sempre é bom. Com BGs brancos por exemplo, pede uma sombra mais clara.

E minha principal dica: ligue os olhos da realidade e use o bom senso. E brinque! Mande ver e ses LOs vão ficar com aquela cara de papel sobre papel….

NAT

Entry filed under: Creative Day, Fica a dica, Scrapbooking, Tutoriais.

Fundo com Glitter by Vivi Amaral Um desafio diferente

5 Comentários Add your own

Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Puxem a cadeira, sentem-se, a água do café ainda está fervendo e enquanto isso vamos juntas trocar figurinhas sobre o fazer sem o saber.

Dia-a-Dia

Passou, mas está aqui!

Já passaram por aqui...

  • 257,534 hits

Feeds


