Passo a passo da Tati Capelli

05/06/2009 at 8:30 am 7 comentários

Cada vez eu começo uma página por um lugar diferente. Pode ser pela foto, por um papel que comprei e quero usar, por alguma coisa bonita que vi. De onde vier a inspiração primeiro. Nesse LO, comecei pelo título, porque estava com vontade de desenhar. É um jeito fácil e barato de criar títulos manuscritos. E o melhor, com a sua letra! Não importa como ela seja, sempre dá certo.
Vou guiar vocês através do processo como ele aconteceu pra mim. Com erros e tudo!

1- Separe seu material. Aqui, usei tesoura, papel, lápis, borracha, gesso, esponja, caneta e carimbeiras.
2- Escreva o título que quer para seu LO (use um lápis). Pode ser de qualquer tamanho e com qualquer tipo de letra. Não se preocupe muito com isso, só escreva.
3- Com uma caneta, acompanhe a palavra que você escreveu, sem encostar nas linhas a lápis.
4- Apague o contorno do lápis e recorte. Para um título simples, você já pode parar aqui. Eu vou continuar.
5- Com uma esponja, vá dando “tapinhas” com o gesso sobre o título. Isso vai dar um efeito de parede chapiscada e deixar o título com relevo. Deixe secar ou use um secador pra acelerar o processo. Se quiser, repita a operação.

6- Depois de seco, é hora de dar cor. Também com uma esponja, vá manchando o título com cores diferentes. Eu usei verde, marrom e azul. Por último, passe a carimbeira diretamente nas bordas do título. Ele está pronto! Outras formas de decorar seu título: cobrir com glitter, relevo transparente, adicionar strass, aquarela e tudo o que a sua imaginação quiser!

Agora vamos ao LO. Mesmo com o título pronto, ainda não tinha a menor idéia do que ia fazer, nem da foto que ia usar. Me acompanham pelo processo de criação?

7- Primeiro, a foto. Pronto, escolhi. E o papel de base? Resolvi usar craft que veio junto com uns papéis que comprei uma vez. É aquele papel mais durinho, que vem na embalagem para os seus papéis não amassarem.
8- Mais papéis. Nada novo aqui. Fui na minha caixa de scraps e escolhi alguns papéis que gostei, um monte de pedacinhos. Mas ainda não sei o que vou usar. Essa é uma dica legal pra você se forçar a usar as toneladas de scraps que EU SEI que você tem guardadas. Escolha um monte de pedaços que você goste e use na sua próxima página.
9- Ops! O título não combinou com os papéis que escolhi… vou pintar de novo. Ou melhor, vou pedir pro meu filho pintar. Ele adora me ajudar! Dessa vez, usei a cor “teal”.
10- Agora separando o que eu realmente vou usar. Vou fazendo testes na página antes de colar qualquer coisa. Outra dica sobre scraps: quer apostar que na sua pilha de papéis usados tem um monte de figuras legais que podem virar embellishments? Quando você estiver vendo a novela, sente com sua tesoura e vá recortando algumas figuras dos seus scraps! Enfeites novos e de graça!
Como a imagem do carimbo que usei na página ficou fraca, consertei com uma caneta. (Isso sempre acontece comigo, e com vocês?)
11- Para dar uma cara bonitinha no LO sem gastar mais papéis, desenhei doodles pela página e depois, pintei tudo. Fica lindo! Eu não sei desenhar, então, sempre que vejo um desenho que gosto, copio em um caderno de desenho que tenho só pra isso. Bons lugares pra encontrar imagens legais são livros infantis, sites de jogos, propagandas de revistas e claro, páginas de scrap!

12- Montando o LO: colei os papéis no lugar escolhido. Coloquei o título sobre a página (sem colar) e com um pincel e tinta branca, fui batendo sobre o título, como se ele fosse uma máscara.
13- Depois, mudei o título um pouquinho de lugar e colei.
14- Com uma caneta preta, fiz o contorno ao redor do título. Isso lhe deu maior destaque e profundidade.
15- Por fim, mais uns desenhos aqui, um carimbinho acolá e voilá (ui, rimou!)! Está pronta a página! Como sempre, tive que terminar o LO e sumir com ele da minha frente. Senão eu vou colocando enfeite, desenhando, rebuscando até não sobrar nenhum espacinho livre. Aff! Queria tanto ser clean… acho phyno!! Hihi!

MATERIAIS:
– Papel craft
– Papel quadriculado rosa Tinkering Ink
– Papel de surf (pranchinhas) Scrapdiary
Cardstock verde Bazzil
– Papel decorado teal Ana e Fulana
– Carimbo de ticket e journaling block (sob as pranchas) Goodies
Thickers de chipboard (“day”)
– Carimbo de flor e passarinho We Are Family by Heidi Grace
– Canetas coloridas Galaxy Marker
– Caneta preta ZIG
Distress Ink by Ranger nas cores Peeled Paint e Vintage Photo
StazOn nas cores Teal Blue e Jet Black
– Gesso Acrílico Acrilex

beijos a todas,
Tati Capelli
http://www.scrapimenta.blogspot.com/

Anúncios

Entry filed under: Scrapbooking, Tutoriais.

As 6 escolhidas Chegou …

7 Comentários Add your own

  • 1. Gigi  |  05/06/2009 às 10:43 am

    Tati, adorei!
    Vc é demais! Estou com saudades!
    bjs
    Gigi

    Responder
  • 2.  |  05/06/2009 às 3:05 pm

    Moça, isso ficou um verdadeiro luxo.
    Pra mim, o bom do Scrap é isso aí “criar” … e você criou MESSSSSSMOOOOOO. Ninguém vai ter um título igual ao seu.
    É arte.

    Responder
  • 3. Natasha  |  05/06/2009 às 8:18 pm

    Nossa, que luxo mesmo! Amei a página, as dicas, o tuto inteirooooooo!

    beijoss

    Responder
  • 4. Dany bion  |  10/06/2009 às 12:19 pm

    Nossa que passoa a passo legal e o lo esta veryyyyyy beautifulllll!!

    Ameiiii Tati !!!

    bjs

    Responder
  • 5. Pati Dias  |  10/06/2009 às 1:27 pm

    Tati,

    Adorei o pap!!! E adorei tbém acompanhar seu processo criativo…
    bjos,

    Responder
  • 6. Adliz Jamile  |  10/06/2009 às 4:35 pm

    Tatiiiii, sua pimenta, rs!!! Amei muito essa dica do título… Vou tentar!!!!
    Beijocas, Adliz!

    Responder
  • 7. Fernanda Argoud  |  16/06/2009 às 8:52 pm

    Querida Thati,
    AMEI DE PAIXÃO este PAP de título, Menina… há tanto tempo procurava algo assim, pra quando a gente não está a fim de escrever direto no LO e quando não tem o ticker ou chip adequado… Amei, Amei, Amei… Muitíssimo obrigada por compartilhar! <:D
    Beijão,
    Fê.

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Puxem a cadeira, sentem-se, a água do café ainda está fervendo e enquanto isso vamos juntas trocar figurinhas sobre o fazer sem o saber.

Dia-a-Dia

junho 2009
S T Q Q S S D
« maio   jul »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930  

Passou, mas está aqui!

Já passaram por aqui...

  • 257,508 hits

Feeds


%d blogueiros gostam disto: